#EMPREENDEDORISMO

Mobilidade na Sala do Empreendedor – auxílio aos pequenos negócios nos bairros!
A facilitação da abertura de pequenos negócios, orientações sobre documentações e serviços (como a obtenção de alvarás) de forma descentralizada em Porto Alegre, através de um calendário previamente estabelecido de atendimentos, em ponto móvel, que alcance todas as regiões.

Jovem Aprendiz Municipal – regulamentação para a experiência prática da formação técnico-profissional
Programa de incentivo e facilitação da contratação de aprendizes (em consonância com a
Consolidação das Leis do Trabalho – CL) voltado aos jovens devidamente matriculados e frequentando instituições de ensino.
O desenvolvimento de práticas de aprendizagem em ambiente de trabalho, promovendo um ofício, junto a Administração Pública Indireta e as empresas privadas –
através de parcerias. 

Programa de crédito ao pequeno – desenvolvimento do ambiente econômico nos bairros
Linhas de financiamento para micro e pequenas empresas – parcerias com instituições financeiras.

Plano Diretor – revisão, através de grupo de estudos, com olhar às restrições que impossibilitam o desenvolvimento econômico local
Constituição de um grupo de estudos, com representação do legislativo e sociedade civil, para adequação de diretrizes (defasadas) do Plano Diretor que impossibilitam a abertura e o desenvolvimento de negócios. 

Automatização das renovações de alvarás – desburocratização, agilidade para quem está com a documentação em dia
As empresas que mantém sua documentação atualizada e sem ocorrências poderão encaminhar sua renovação de alvará de forma digital, automática; quando necessário, o agendamento de visitas in loco também se dará por esse formato.

Descentralização do que gera resultados: Semana Municipal do Jovem Empreendedor
Lei já aprovada do vereador Mendes Ribeiro, que contabiliza 3 edições com envolvimento médio de 400 jovens, de forma gratuita (através de parcerias com entidades e associações), que leva qualificação e incentivo àqueles que irão movimentar a economia local amanhã. A iniciativa prevê ações em pontos descentralizados da cidade (levando o conhecimento e as facilidades também aos bairros).